
Spread recebe bolsas do PRONATEC para capacitação de colaboradores
23/08/2013
A Spread, integradora e provedora de soluções de tecnologia da informação e comunicação, é a primeira empresa do Brasil no segmento de TI a obter bolsas do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do Ministério da Educação, para capacitação de seus colaboradores.
A empresa teve 17 funcionários inscritos e aprovados no programa – todos estão cursando Programação de Sistemas no SENAI Humberto Reis Costa, no bairro da Vila Alpina, em São Paulo.
Para obter esse benefício, a Spread contou com o auxílio da Brasscom - Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, da qual é associada.
“Por meio da parceria com a Brasscom, tomamos conhecimento da existência desse incentivo no PRONATEC, que é totalmente gratuito tanto para os funcionários como para as empresas”, afirma Patrícia Tardochi, gerente de Recursos Humanos da Spread.
“Esses cursos técnicos são de extrema importância, pois demonstram que o conhecimento não está apenas no meio acadêmico e que aqueles que se aperfeiçoarem serão valorizados, uma vez que o setor enfrenta carência de mão de obra qualificada.”
A linha de cursos do PRONATEC Brasil Maior, que inclui a capacitação na área de TI, conta com mais de 33 mil vagas atualmente e está sob a responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). São mais de 20 cursos voltados a esse campo do conhecimento, disponíveis em institutos federais de ciência e tecnologia, na rede estadual de educação profissional e tecnológica e nas unidades do SENAI e SENAC, com grade curricular e carga horária adaptáveis à demanda dos alunos e da empresa.
“Uma das bandeiras levantadas pela presidente Dilma Rousseff é que o Brasil se torne um forte exportador de tecnologia. Afinal, ciência, tecnologia e inovação são elementos fundamentais para o crescimento da economia nacional”, afirma Sergio Sgobbi, diretor de Recursos Humanos e Competitividade da Brasscom. “Para isso, precisamos apresentar essa possibilidade a todo o mercado, para que todos participem e, por intermédio dessa importante ferramenta que é a educação, possamos despertar novos talentos e capacitar nossos profissionais, de modo que os brasileiros sejam também os detentores deste conhecimento em tecnologia”, acrescenta.
O PRONATEC foi criado pela Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011, e tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Os cursos são gratuitos e, além das aulas, o programa também custeia o transporte e a alimentação dos alunos.
Desde seu lançamento, o PRONATEC já recebeu quatro milhões de matrículas, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), de julho de 2013.