
Presidente da Brasscom afirma em seminário de tecnologia da Spread, que inovar e exportar TI é fundamental para o Brasil avançar.
06/02/2013
Em seminário de tecnologia da Spread, Presidente da Brasscom afirma que inovar e exportar TI é fundamental para o Brasil avançar.
Não basta ser sofisticado no uso da tecnologia da informação, com exemplos como a votação eletrônica, o sistema do imposto de renda, os serviços financeiros e aplicações pioneiras em exploração de petróleo em águas profundas.
Durante palestra nesta terça, dia 11, para a diretoria da Spread - provedora e integradora de serviços e soluções de TI e Telecom - na sede paulistana do Iate Clube de Santos, Antonio Gil, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), afirmou que o Brasil precisa criar para inovar. E que exportar TI é uma necessidade vital e estratégica para o País.
O Brasil é o 5º maior mercado de TIC do mundo e soma um faturamento de 212 bilhões de dólares em 2011. Até 2022, a Brasscom prevê um crescimento superior a 100% desse valor, o que pode colocar o País como um dos três polos globais de tecnologia, ao lado da China e dos Estados Unidos.
A Spread, uma das associadas da Brasscom, cresceu 15% com relação a 2011, graças a investimentos em capacitação e novas soluções.
Para Gil, o País ainda enfrenta desafios: uma legislação trabalhista baseada em leis de 1943; impostos altos, principalmente em serviços de telecom; falta de capacitação profissional além de problemas de infraestrutura e logística.